Município

O Município de Jatobá é formado da junção dos Distritos de Vila de Volta do Moxotó e do Distrito de Vila Jatobá, emancipado em 28.09.95.

No contexto geral do Município de Petrolândia, onde faziam parte, os Distritos de Vila de Volta do Moxotó, representando 17,24% do Município com 199,7 Km2 de área e Vila Jatobá representando 6,45% com uma área de 74,6 Km2, sendo respectivamente os 2° e 3° Distritos daquele Município, ambos encontram-se localizados a mais de 26 quilômetros da Sede. O Distrito de Volta do Moxotó, é uma Vila antiga, patrimônio histórico que ainda conserva a Estação da Estrada de Ferro – Paulo Afonso que funcionou de 1882 a 1964 e algumas casas de estilo colonial do final do século XIX, e é formada por famílias tradicionais com raízes regionais.

Já a Vila Jatobá, era uma concentração urbana iniciada apenas em 1977 e construída por pessoas vindas de diversos estados brasileiros para a construção da Hidrelétrica de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga). Esses dois Distritos juntos e mais a construção do Acampamento Itaparica, (uma vila com 851 residências, construída para acolher os funcionários das empresas que vieram construir a Hidrelétrica) aos poucos, foi formando dentro do Município de Petrolândia uma estrutura de Município, com sinais claros de uma economia própria, uma enorme e movimentada feira livre, clubes, escolas, igrejas, bares, supermercados, postos de medicamentos, de modo tal que, já a partir de 1982 começaram a surgir os primeiros ideais de emancipação.

SURGIMENTO DO NOME DO MUNICÍPIO

O nome Jatobá é uma homenagem feita pela CHESF ao município de Petrolândia, quando planejou a área de construção da cidade satélite Vila Jatobá, onde hoje se encontra construída a cidade de Jatobá. Petrolândia no início da construção das primeiras casas, chamava-se Bebedouro de Jatobá, devido ser um local onde existiam frondosos jatobazeiros e, pelo fato de estar à beira do rio São Francisco, servia de bebedouro e parada obrigatória para os vários condutores de rebanhos que cruzavam o Estado rumo aos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe e vice e versa.

A história do surgimento do Município de Jatobá é semelhante ao nascimento de vários outros nascidos em função da expansão do setor energético do nordeste, iniciado em 1948 pela CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) com a construção de grandes usinas hidrelétricas ao longo do rio São Francisco.

O marco inicial do nascimento de Jatobá é o dia 26 de junho de 1977, quando foram iniciadas através das empreiteiras da CHESF, as obras de desmatamento e terraplenagem do local chamado Alto da Raposa, situado a 18 Kms da Antiga cidade de Petrolândia e pouco mais de 06 Kms da área de construção da Hidrelétrica de Itaparica.

O local, planejado com nome inicial de Cidade Satélite, tinha o propósito de servir como apoio para acolher trabalhadores, empresas ligadas às obras e as demais pessoas vindas, à região, principalmente comerciantes, em busca do dinheiro gerado pelos mais de 5.000 trabalhadores envolvidos na construção da hidrelétrica de Itaparica.

Inicialmente a CHESF construiu na Cidade Satélite 14 casas e um Posto de Controle do Loteamento, uma espécie de administração, que era responsável pela distribuição e aplicação das normas de projeto para construção dos lotes. Também foram construídos alguns alojamentos de pequenas empresas.

Com a chegada de inúmeras famílias, foram instalados vários comércios, alguns improvisados em barracos de madeira.

Paralelo a implantação de Jatobá, a CHESF construía o Acampamento Itaparica. Com uma grande infra-estrutura: dois clubes, quadras poliesportivas, escola modelo, sistema de abastecimento d’água perfeito, saneamento e ruas pavimentadas.

Alguns fatores importantes contribuíram para rápido crescimento da “Cidade Livre”: A instalação da rede de energia elétrica em 1979 e a implantação do sistema de abastecimento por chafarizes, o comércio de cereais, roupas e calçados atraíam milhares de consumidores, trabalhadores da construção da hidrelétrica, vindos de diferentes regiões do Brasil tinham a “Cidade Livre” como o centro mais próximo para fazer suas compras.

A feira livre implantada em 1979 pode ser considerada um grande sustentáculo da economia de Jatobá. Ela manteria mais tarde, após o término da construção da hidrelétrica e a diminuição drástica do fluxo de dinheiro na região, uma expressiva quantidade de pessoas de todo município, especialmente das áreas rurais, negociando produtos da agricultura e pecuária locais.

A CAMPANHA RUMO A INDEPENDÊNCIA E A COMISSÃO PRÓ-EMANCIPAÇÃO

É impossível falar da independência de Jatobá sem mencionar o trabalho da Comissão Pró Emancipação que pode ser considerada além do principal elo entre o povo de Jatobá e o objetivo de independência, como a principal responsável pelo sucesso do trabalho realizado na emancipação do Município.

Composta por 15 componentes e apoiada pela população, com maior ênfase na Vila Jatobá, a Comissão realizou uma campanha que incluiu além de um rigoroso trabalho de conscientização nos grupos organizados, nas escolas, nas igrejas, realizou três grandes comícios e 3 grandes carreatas visitando as principais comunidades urbanas e rurais dos Distritos a serem emancipados.

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O rápido crescimento populacional e a péssima qualidade de vida a que eram submetidos os moradores numa estrutura urbana sem saneamento, utilizando o sistema de fossa séptica, com a água distribuída por 6 chafarizes, que se tornaram cada dia mais insuficientes, criatórios de porcos e outros animais nas ruas e um grande índice de doenças, em sua maioria, transmitidas pelos insetos e outros germes dos esgotos a céu aberto, gerou os primeiros ideais de independência.

Foram muitos os que se empenharam nesse caminho, procurando a independência da “Cidade Livre”. Prefeitos, Vereadores, Deputados, comerciantes, estudantes, associações etc… Porém, só em 01 de junho de 1990, através da Lei Municipal 645/90, Petrolândia passava a “Cidade Livre” (que na verdade era apenas um povoado) a categoria de Vila, com o nome de Vila Jatobá, definindo também os povoados e os limites que formariam o 3º Distrito de Petrolândia.

PARTICIPAÇÃO DAS FORÇAS POLÍTICAS NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO

Os principais partidos políticos deram sua contribuição ao movimento. Conseguiu-se formar um palanque com as presenças do PFL/PSB/PMDB/PDT e PT. A isenção da Comissão Pró Emancipação com quaisquer correntes políticas possibilitou a participação de todos.

Dentre as principais lideranças políticas envolvidas no processo, vale ressaltar a presença do Sr. Francisco Simões de Lima (PSB), ex-prefeito e na época, vice-prefeito de Petrolândia, Amadeu de Souza Lima, na época prefeito de Petrolândia (PDT), José Dantas de Lima (PFL), ex-prefeito de Petrolândia, vereador Paulo Reginaldo Novaes Daltro e inúmeras lideranças políticas.

A CONSULTA PLEBISCITÁRIA

A realização do plebiscito em Jatobá, no dia 03 de setembro de 1995, foi o marco histórico da maior importância em todos os tempos para o povo da área que seria emancipada. Homens, mulheres, crianças, jovens adultos e velhos se uniram à Comissão Pró Emancipação numa linda batalha propiciada pela democracia do país.

Para seguir em frente com o processo de emancipação, era preciso que 50% mais 1 dos 7.013 eleitores inscritos no 2º e 3º Distritos comparecessem às urnas e o SIM a emancipação vencesse o NÃO por diferença simples, e graças ao empenho de todos, a emancipação política aconteceu.